Google muda busca para mostrar doenças relacionadas a sintomas. Brasil é o 2º país a receber função, que conta com a curadoria do Hospital Albert Einstein.
O Google anunciou nesta segunda-feira (6) que vai mudar as buscas feitas no celular para mostrar doenças e informações relacionadas a elas quando buscarem por sintomas.
Por exemplo, se pesquisar por “dor no joelho”, os resultados mostrarão quais são as doenças que podem causar esse tipo dor.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a empresa e o Hospital Israelita Albert Einstein, iniciada anteriormente, em março de 2016.
A nova modalidade de buscas funcionará apenas no smartphone. Segundo Berthier Ribeiro-Neto, diretor do centro de engenharia do Google na América Latina, as informações são exibidas em cartelas, acima dos outros resultados da busca, que continuam a ser dispostos em links. Esses cartões mostram características das doenças, a ocorrência delas e até os métodos de tratamento ou os primeiros socorros.
Segundo o Google, foram compilados entre 150 e 200 sintomas, que apontam para cerca de 400 doenças ou condições. O Brasil é apenas o segundo país a receber a novidade — o primeiro foi os Estados Unidos. No Brasil, alguns dos sintomas mais buscados no Google são garganta inflamada, dor de cabeça, dor nas costas, dor no peito e taquicardia.
A mudança no motor de busca para implantar a novidade foi feita por causa do volume de pesquisas feitas sobre saúde — uma a cada 20 — e pela forma como elas são feitas — 1% de todas as buscas gerais são sobre sintomas.