Desde o mês de Junho/2013 o Facebook introduziu as hashtags na sua plataforma. Dito isto, há uma pergunta que se impõe: o que são e para que servem as hashtags?
Em primeiro lugar, uma hashtag não é nada mais nada menos que uma etiqueta. Tal como as que são utilizadas no YouTube, nos blogs, no Twitter e no Instagram através de uma codificação manual em texto. Resumidamente é uma maneira de catalogar postagens por temas e facilmente organizar a informação. O Facebook decidiu seguir a tendência de outras redes (onde é que foi que nós já assistimos a isto?) e implementar também esta funcionalidade.
Hashtags
Quem está familiarizado com o Twitter ou o Instagram, há muito tempo se habituou a ver algumas palavras precedidas do símbolo # (em português: cardinal; ou em inglês: hash). Quem viu este tipo de codificação deve ter notado que estas palavras surgem como links. Ao clicarmos nesses links somos enviados para uma listagem onde podemos ver outras publicações que utilizaram a mesma hashtag. No Facebook é exatamente igual. Ao clicarmos na palavra linkada é mostrada uma lista de postagens de perfis e páginas onde determinada hashtag foi usada.
Assim, é possível acompanhar em tempo real as postagens sobre um mesmo tema. É possível ainda identificar as tendências do momento ou agentes de interesse que devemos seguir. É uma ferramenta útil para quem está a gerir a presença de uma marca nas redes sociais e tomar contacto com outras visões sobre o tema e, também, passar a aparecer nestas listagens e deste modo amplificar o alcance das suas publicações.
Tendências
Durante o primeiro mês de vida desta funcionalidade já se assiste a várias tendências na utilização de hashtags em publicações:
- 56% das 100 principais marcas no Facebook passaram a utilizar hashtags nas suas publicações.
- 38% das 100 principais marcas no Facebook utilizaram hashtags em pelo menos duas das suas publicações.
- 18% das 100 principais marcas no Facebook fizeram uso as hashtags mais de 5 vezes.
- 6% das 100 principais marcas no Facebook utilizaram as hashtags em mais de 10 das suas publicações.
O fato das as hashtags passarem a ser utilizadas no Facebook permite às marcas uma comunicação mais uniforme nas várias redes. Isto aplica-se a marcas que já utilizam, por exemplo, o Twitter e o Instagram, redes que já há muito tempo fazem das hashtags um código de comunicação.
Como usar?
Explicado significado de hashtag e para que serve, passamos agora à seguinte questão: como é que eu sei quais as hashtags que devo utilizar? Ora bem, a resposta a esta pergunta é simples: A utilização de uma hashtag deve ter a ver com o tema que estamos abordando na nossa postagem. Por exemplo: se eu estou publicando uma artigo onde falo de Marketing Digital e DP Web Criação, as hashtags mais indicadas serão #MarketingDigital e #DPWebCriacao.